geleias

Geleia de limão siciliano

Posted by on jan 11, 2015 in doces, geleias, lanche
No Comments

geleia-limao-siciliano

Esta geleia bem simples é maravilhosa, algo entre uma geleia e um lemon curd. A receita é adaptada desta. O preparo é simples, apenas temos que ferver os limões várias vezes, para retirar a amargura da casca.

  • 600g de limões sicilianos
  • 300g de açúcar

Lave os limões e retire os talos e os machucados nas cascas, se tiver. Coloque em uma panela, cubra com água, deixe ferver. Despeje toda a água, cubra com água nova uma segunda vez, deixe ferver novamente. Despeje a água, cubra com água uma terceira vez, e deixe ferver novamente. Desta vez, não despeje a água.

Corte os limões, e retire as sementes. Bata os limões, sem a água, no liquidificador. Acrescente um pouco da última água de cozimento, aos poucos, até formar um tipo de purê (Vai usar apenas uma pequena quantidade da água).

Coloque o purê em uma panela, com o açúcar. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo com frequência, por mais ou menos 30 minutos (não muito mais, não queremos “caramelizar” a geleia).

Geleia de ameixas

Posted by on nov 17, 2013 in doces, geleias, lanche
No Comments

geleia de ameixa

Mais uma geleia bem fácil e com muito gosto… Fica bastante ácida, mas é assim que é boa mesmo. A regra é simples, para cada 100g de ameixas, coloque 66g de açúcar, ou seja, dois terços do peso das ameixas. Coloque as ameixas com tudo, pele e caroços, cortadas em pedaços, em uma panela. Adicione o açúcar, um pouco de água (meia xícara para 400g de ameixas), e deixe cozinhar, mexendo com frequência, em fogo baixo, por pouco mais de uma hora, ou até que tenha a consistência desejada. Os caroços vão se separar da fruta, e serão fáceis de pescar quando a geleia estiver pronta.

Se você for escolher ameixas vermelhas, a cor fica assim, incrível…

geleia de abacaxi

Posted by on set 2, 2013 in doces, geleias, lanche
No Comments

geleia-abacaxi

Cada vez mais, acho que o segredo de uma geleia boa é no que você coloca além do açúcar e da polpa da fruta. Sempre precisa de uma casca, um caroço, um zesto, etc… para dar mais gosto. Esta rende mais ou menos 500g de geleia e é feita com:

  • 1/2 abacaxi com a casca
  • 1 copo (200g) de açúcar branco

Normalmente é melhor usar açúcar demerara para fazer geleia, mas como o sabor do abacaxi é bem delicado, resolvi usar um açúcar mais “fraco”. Comece por retirar a casca do abacaxi, coloque as cascas em uma panela, cubra com água e deixe ferver. Passe a polpa do abacaxi no liquidificador, e coloque em outra panela com o açúcar. Deixe cozinhar com a panela tampada, mexendo com frequência.

Quando o “chá de cascas” ferveu por alguns minutos, abaixo o fogo e deixe reduzir. Quando sumiu mais ou menos a metade da água, retire do fogo.

A geleia deve cozinhar por mais ou menos uma hora, uma hora e meia. Se secar muito, acrescente um pouco do chá de cascas. No final, a geleia deve ter reduzido muito, e ficado bem pastosa. Acrescente mais chá, e misture bem até ficar da consistência que desejar. Coloque na geladeira por algumas horas antes de comer.

Geléia de mexerica – BERGAMOTA!

Posted by on ago 18, 2013 in doces, geleias, lanche
No Comments

geleia-de-mexerica

É a temporada das mexericas bergamotas!, e o momento perfeito para esta geleia bem simples e barata, o segredo é por bastante zesto. O gosto de mexerica fica incrível. As quantidades abaixo dão mais ou menos 500g de geleia, multiplique conforme quiser.

  • 5 mexericas
  • 200g (um copo) de açúcar

Comece por raspar a casca das mexericas com um ralador, usando a grelha mais fina. Com as 5 mexericas, você vai recolher mais ou menso 2 colheres de sopa de zesto. Descarte o resto da casca, e retire todas as sementes das mexericas (importante, senão dá um gosto amargo). Passe os pedaços de mexerica rapidamente no liquidificador, apenas 1 ou 2 segundos, queremos apenas triturar um pouco, não fazer suco.

Coloque a mexerica, o zesto e o açúcar em uma panela, e cozinhe em fogo baixo por uma hora, mexendo com frequência, ou, se você tiver uma máquina de pão, ela provavelmente tem um programa “geleia” que faz a mesma coisa.

Geleia de limão e manjericão

Posted by on set 18, 2012 in doces, geleias, sobremesa
No Comments

 

Uma geleia bem simples, não muito doce, mas com um leve toque de manjericão…

  • 4 limões
  • 3 copos de açúcar
  • 8 a 10 folhinhas de manjericão

Descasque os limões com uma faca, retirando a maior quantidade possível da arte branca que fica entre o suco e a casca. Bata no liquidificador com o manjericão. Deve render mais ou menos um copo e meio, a proporção é 1 de suco de limão para 2 de açúcar para dar uma geleia docinha mas não muito (o ponto perfeito para mim), coloque mais açúcar para uma geleia mais convencional. Cozinhe o suco com o açúcar por uma hora e meia, mexendo de vez em quando, ou com uma máquina de pão no programa “geleia”.

Geleia de manga e cachaça

Posted by on maio 19, 2012 in doces, geleias, lanche, sobremesa
One Comment

Inventei esta geleia outro dia, é super fácil de fazer, fica deliciosa e tem o toque especial da cachaça. Além disso, tem a metade de açúcar das geleias comuns…

  • 1 copo de açúcar demerara
  • 3 copos de manga cortada em pedaços (são duas mangas grandes)
  • 3 colheres de sopa de cachaça amarela

Escolhe umas mangas não muito maduras (as geleias ficam melhores com frutos um pouco firmes ainda), retire a pele e corte em pedaços bem pequenos. Coloque todos os ingredientes em um panela e cozinhe em fogo baixo por 1 hora e meia, mexendo frequentemente. Ou, se você tiver uma máquina de pão, coloque simplesmente todos os ingredientes nela,  e rode o programa “geleia”.

Lemon Curd

Posted by on mar 15, 2009 in doces, geleias, lanche
5 Comments

A última colherada!

Descobri essa delícia há pouco tempo, na casa do nosso amigo Zé Roberto Prazeres, o “Zé dos Prazeres”, como chamamos. A lenda dizia que era feito por mãos de velhinhas inglesas anglicanas, e o Zé dizia que era fácil comprar, porém… nós não nos contentamos com tão pouco! Qual é o nosso barato?! Fazer!
So… procurei a receita, e achei no site da BBC. Mas engana-se quem pensa que a receita abaixo é mera tradução. É, eu fiz como eles diziam, mas achei um pouco mais doce e/ou um pouco menos ácido do que me apraz. Então fiz pequenas adaptações.
Você vai precisar de casca e suco de 4 limões sicilianos (acho que pode ser qualquer limão, mas esse dá um sabor mais “típico”), 4 ovos, 110g de manteiga sem sal, 400g de açúcar. A receita é tão simples que a parte mais trabalhosa é raspar o limão – raspe só a parte colorida da casca! Depois, extraia o suco. Misture casca e suco com a manteiga fria, cortada em pedacinhos, os ovos ligeiramente batidos e o açúcar. Eu bati o açúcar no liquidificador por um minuto antes de usar, já que outra receita dizia pra usar açúcar extrafino (açúcar de confeiteiro). Esse é um truque simples para fazê-lo em casa.
Agora é só levar ao banho maria, fogo baixo, e ir mexendo. Demora um pouco, e parece até que não vai dar certo. Mas, de repente, a mágica se faz! A mistura talhada vira um creme aveludado. O cheiro é delicioso desde o começo. Está pronto quando, ao virar a colher, fica uma “capinha” de creme.
Pela foto vocês podem ver que segui à risca as instruções “Pour into warm sterile jars, cover, seal and label. Refrigerate.” Sim, tem mais um ponto importante aqui: precisamos guardar em vidros esterilizados, já que não usamos conservantes. Veja aqui como fazer. (Eu dispenso o passo 3, secar no forno. E além disso, como vocês podem observar, eles não usam o pano no fundo da panela como recomendam. Eu também não!)
Essa receita rende dois vidros com capacidade para 400, 500 ml. Use para recheios de tortas, sonhos, coberturas para sorvete, para passar no pão, ou simplesmente para comer de colher!