Esta é uma versão bem básica de carne com vinho. É muito fácil de fazer, e acompanha qualquer coisa, como por exemplo aqui um risotto de legumes e rúcula. Você precisará, para 4 pessoas, de:
- 600 a 800g de carne bovina, escolhe um pedaço mais ou menos bom como coxão mole ou alcatra
- uma meia-garrafa de vinho tinto seco, da pior qualidade que você consegue encontrar (é sério, é muito importante, não fica tão bom com um vinho bom)
- 1 ou 2 cebolas
- 1 cenoura
- 3 ou 4 dentes de alho
- ervas finas (ou de Provence) frescas (o que você encontrar, alecrim, tomilho, sálvia, manjericão, manjerona, estragão, louro, etc…)
- sal, pimenta do reino
E se você quer fazer o risotto também:
- uma cenoura
- uma ou duas cebolas
- um alho-porró
- arroz (para risotto se qum pouco de azeite de olivauiser)
- 200g de queijo tipo mussarella ou prato ralado
Corte o alho, as cebolas, a cenoura e a carne em tiras. Frite o todo em em uma panela, começando com a cebola, o alho e a cenoura, e acrescentando a carne quando os legumes começam a dourar. Acrescente uma pitada de sal e de pimenta do reino se quiser. Quando a carne também começa a dourar, acrescente o vinho e tampe a panela. Deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos ou até que as cenouras, que são o elemento mais duro da panela, fiquem bem macias. No final, pique as ervas e acrescente, e deixe cozinhar por mais alguns minutos.
Para fazer o risotto, pique todos os legumes em pedacinhos, frite por alguns minutos em um pouco de óleo, acrescente um pouco de sal, uma ou duas xícaras de arroz, mexe até ele ficar translúcido, e acrescente água até cobrir o arroz. Adicione mais água aos poucos, conforme o arroz absorve ela. Quando o arroz está quase cozido, não acrescente mais água e deixe secar. Quando está pronto, acrescente o queijo ralado e sirva.
Hey, acabamos de fazer a receita aqui em casa – com um certo grau de improviso, tirando o alho-poró do risoto e botando mandioquinha e cenoura (em pedacinhos). Ficou ótimo; o gosto forte da carne com especiarias e vinho combinando com o risoto mais suave. Fizemos a carne com coxão mole, usamos alecrim, manjerona, manjericão e louro – além de pimenta do reino e branca, sal e adobo. O vinho foi o mais barato encontrado com urgência no mercado – um country wine, da vinícola Garibaldi, se não me engano. Enfim, boa pedida!
abraço