- Um lombo de porco de 1 a 1.5kg
- 8 a 10 echalotes ou 2 cebolas roxas
- 300g de maçã seca para chá
- 1 maçã verde
- 1l de suco de cranberry
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de mostarda em grão
- 2 colheres de sopa de pimenta rosa
- 1/2 xícara de vinagre de maçã
- 1/2 colher de chá de gengibre moído ou em pó
- 1 colher de chá de pimenta síria
- 1 a 1.5kg de batatas pequenas
- fleur de sel (sal de mar não processado) ou sal grosso
- ervas diversas (sálvia, estragão, cheiro verde, ervas finas) desidratadas
- 1 colher de sopa de manteiga com sal
Comece por preparar o recheio do porco: deixe a maçã seca marinar no suco de cranberry por algumas horas. Corte as echalotes bem fino e frite na manteiga até dourar. Adicione a maçã seca com o suco de cranberry, a maçã verde cortada fino, o açúcar mascavo, o vinagre, a pimenta rosa, os grãos de mostarda, o gengibre e a pimenta síria. Acrescente uma pitada de sal. Tampe a panela e deixe cozinhar por uma hora, mexendo de vez em quando, e adicionando vinagre e/ou suco de cranberry se necessário.
Abra o lombo de porco: Passe uma faca no sentido comprido, e vai cortando como se você estava desenrolando um rolo de papel. Espalhe o recheio por cima. Reenrole, e ate a carne com um fio alimentar. Despeja por cima um pouco de mostarda em grãos, pimenta rosa, ou outras decorações da sua escolha (pedaços de amêndoa, de castanha de caju, etc…).
Coloque em forno quente (300°C) e asse por uma hora. Na metade do cozimento, reduza a temperatura do forno para mais ou menos 200°C.
Faça as batatas: corte as batatas em quartos, dispõe elas em um prato. Polvilhe com uma generosa dose de ervas, fleur de sel e coloque por cima 1 ou 2 colheres de sopa de manteiga cortada em pedaçinhos. Coloque no forno junto com o porco (usei a assadeira do porco como tampa para o prato de batatas, funcionou muito bem)
Sirva por exemplo com uma salada de rúcula, copos de parmesão e vinagre balsámicos.