Esta receita é outro prato que se come com frequência na Bélgica e na França. As endívias se cozinham de um jeito parecido como nos chicons au gratin, as ameixas dão um gosto bem diferente, mas no final sempre tem aquele delicioso contraste com o amargo da endívia. Para 4 pessoas famintas,
precisaremos de:
- 800 a 1 kg de frango (qualquer pedaços, de preferência sobrecoxas ou um pouco de tudo)
- 5 ou 6 endívias
- 200g de ameixas secas (com ou sem carroço, sem fica mais fácil)
- 1 cerveja(350ml) escura não doce (por exemplo Eisenbahn azul-escuro ou bohemia)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- sal, pimenta do reino
Derreta a manteiga numa panela grande, coloque as endívias dentro, e o açúcar mascavo. Deixe as endívias fritar por alguns minutos, mexendo de vez em quando para que fritem de todos os lados e peguem bem o açúcar derretido. Quando as folhas externas começam a ficar bem transparentes e se separar, coloque todos os outros ingredientes na panela, acrescente uma pitada de sal e de pimenta do reino, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos e fogo médio. Mexe de vez em quando para evitar que algum pedaço fique queimando no fundo.
Fica pronto quando o frango está bem cozido, com a carne se separa do osso, e que as endívias ficam bem macias e as folhas estão quase soltas. Mas como todos os cozidos, não faz mal se cozinha por mais tempo.
Acompanhe com arroz ou quinoa, uma salada verde, e a mesma cerveja que usou para cozinhar.
Menina, obrigada pela visita… olha que essa confraria faz bem heim… alem de alimentar o espirito com troca energetica revitalizadora, alimento o corpo físico com tais delicias… viva a cozinha e a amizade… obrigada pela visita…
Olá Mariwell vi sua participação hoje no Geek Vibration e gostei muito.
Seu blog é show, adorei as receitas.
Tenho também um blog de culinária, mas ainda estou começando… http://www.cozinhadamarcela.blogspot.com