Aqui está outro ícone da cozinha belga: as carbonadas a flamenga, ou, em flamengo, vlaams stoofvlees. É basicamente um cozidão feito com carne, legumes e cerveja. É bem fácil de fazer e os ingredientes são fáceis de encontrar:
- 8 a 10 batatas bem pequenas
- 2 ou 3 cenouras
- 2 belas cebolas
- 600-700g de carne bovina em cubos. Pode ser qualquer tipo. Como na maioria dos cozidos, carne de menor qualidade funciona muito bem.
- uma caixinha (+/-70g) de cubinhos de bacon
- um pouco de pão, de preferência algumas fatias bem grossas de pão integral
- uma lata de cerveja escura ou bock
- mostarda (de tipo francesa, ou de Dijon)
Frite um pouco o bacon em uma panela, coloque por cima as cebolas cortadas em pedaços grossos. Deixe dourar, e acrescente as cenouras cortadas em pedacinhos, e as batatas cortadas em pedaços grandes, com casca. Acrescente toda a lata de cerveja, tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos. Coloque os cubos de carne, e continue cozinhando por outros 20 minutos. Se seca muito, acrescente mais cerveja ou um pouco de água. Se você quiser dar um toque brasileiro, acrescentar um copinho de cachaça fica muito legal.
Do lado, torre as fatias de pão de cada lado por alguns minutos em uma frigideira. Passe uma generosa camada de mostardaem cada fatia. Mergulhe as fatias no cozido, e deixe cozinhar por mais 5 minutos, sem muito mexer para não desmanchar demais o pão. Pronto! Só falta abrir uma boa Chimay (cerveja escura belga), ou alguma outra cerveja bock ou escura não muito doce de preferência. Smakelijk eten!
Não bastasse o prato ser uma delícia, a Chimay ainda por cima constitui um dos maiores prazeres etílicos que podemos experimentar em nossa fugaz existência…