Os ingleses costumam pretender que esta torta é uma receita francesa, mas não nos deixamos enganar tão facilmente assim, esta torta tem absolutamente todas as características de uma comida inglesa.
A massa:
- 350g de farinha de trigo
- 50g de açúcar
- uma pitada de sal
- 1 ovo
- 50g de manteiga
- meia-xicara de leite
Misture a manteiga com a farinha e o açúcar, depois acrescente os outros ingredientes e misture até obter uma massa bem lisa. Abra ela com um rolo de confeiteiro numa superfície polvilhada com farinha, até formar uma área maior que a sua forma de assar, unte a forma com manteiga, e coloque a massa dentro. Dobre tudo que sobra para dentro.
O recheio:
- Suco de 3 ou 4 limões, dependendo de quanto ácida você quer a torta. Dá para fazer com limão tahiti ou siciliano.
- 200g de açucar
- 200ml de creme de leite
- 3 ovos
Minha mãe faz uma versão um pouco diferente, onde ela acrescenta 75g de farinha de amêndoa e um pouco mais de açúcar, que dá um recheio bem mais sólido, mas o principio é o mesmo: coloque todos os ingredientes num recipiente e misture bem. Depois, despeje dentro da massa.
Asse por 40 minutos em forno bem quente (>250°C), e deixe esfriar antes de servir.
Como pode ser visto na foto, José Roberto Prazeres nos brindou, para acompanhar a torta do Yorik, com um vinho branco -no caso, Aurora Colheita Tardia, resultado do superamadurecimento das uvas Malvasia Bianca e Semillon. Trata-se de um vinho bem doce, que casa bem com sobremesa.