Apfelstrudel


Com certeza todo mundo já ouviu falar desta clássica sobremesa alemã. Existem numerosas receitas mais complicadas uma que a outra, mas esta aqui é extremamente simples, desde que use massa folhada pronta (fazer massa folhada é um trabalho danado que vou tentar aqui um dia desses). É um bolo de massa folhada recheado com maçã, uva passa e castanhos. Você vai precisar de:

  • Um pacote de massa folhada congelada
  • 6 a 8 maçãs
  • 100g de uvas passas
  • 50g de castanha de caju esmagada
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • um ovo
  • 4 colheres de sopa de açucar mascavo

Descasque as maçãs, corte cada uma em 4, retire o miolo com as sementes. Corte em fatias finas. Coloque em uma panela com a manteiga e o açucar mascavo. Frite por 10 minutos, mexendo regularmente para que não queime. Quando começa a ficar bem dourado, acrescente as uvas passas e a castanha, mexe por mais alguns minutos.

Abra a massa folhada numa assadeira untada com óleo ou manteiga, e coloque o recheio em cima, deixando bordas bem largas para poder fechar sem forçar. Dobre a massa para fechar o strudel, usando um pouco de gema da ovo como cola.
Pincele o resto da gema no topo depois de fechado, e coloque em forno quente (> 200°c) por 40 minutos ou até que fique bem dourado.

4 comentários sobre “Apfelstrudel”

  1. É a Apfelstrudel mais sensacional que já provei. Vou testar se consigo fazer igual e depois conto pra vocês 🙂

  2. Bom, aqui na Alemanha,usamos maçãs ácidas cortadas,as passamos cruas em uma misturinha de açúcar comum( aqui nosso açúcar comum é de beterraba branca) com canela, acrescentamos uvas passas e colocamos na massa, antes de fecharmos colocamos vários pedacinhos de manteiga sem sal por cima.
    Um detalhe muito importante, aquí, tanto na Alemanha, como na Áustria, só servimos o Strudel morno, quase quente, com uma farta colherada de nata sem açúcar ou com um creme de Vanille (Baunilha). Com crême de Baunilha é o mais tradicional, é como é servido nos restaurantes e cafés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.