Continuamos aqui a nossa exploração dos famosíssimos curries tailandeses. Após o verde, eis o amarelo. O curry amarelo (kaeng kari) já é bem menos forte que o verde, mas continua perigoso para quem não gosta de pimenta. O sabor é radicalmente diferente do verde, mas também bem diferente do gosto típico do curry em pó que se encontra por aqui. Como o curry verde, este pode ser preparado com frango, peixe, carne de porco ou bovina, ou frutos do mar. Este aqui é com frango, me pareceu a versão mais normal. A receita a seguir é adaptada desta.
O acompanhamento típico do curry amarelo, o ajat (relish de pepino japonês), também está descrito abaixo.
- 600g de peito ou sobrecoxa de frango
- 1 cebola grande
- 1 batata grande
- 1 cenoura
- 3 dentes de alho
- 2 a 3 colheres de sopa de pasta de curry amarelo (se encontra na loja Towa na Liberdade)
- 200ml de leite de coco
Para o ajat:
- 1 pepino japonês
- 1/2 cebola pequena (ou parte da cebola acima)
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 2 colheres de sopa de água
- 2 pimentas de cheiro (ou outras pimentas da sua escolha se você achar o curry fraco!)
O preparo não apresenta dificuldade nenhuma. Coloque em uma panela, com um pouco de óleo, o frango (cortado em pedaços se for peito), a cebola e o alho fatiados, e a cenoura cortada em tiras. Refogue, mexendo os pedaços de frango com frequência, até eles começar a dourar. Acrescente a batata cortada em cubinhos (não precisa descascar – aliás, nunca precisa descascar batatas…), a pasta de curry, e um copo ou dois de água (não precisa cobrir tudo, mas formar um molho abundante).
Mexa bem, a pasta de curry vai desmanchar e engrossar a água. Acrescente mais água se necessário, e deixe cozinhar o todo até as batatas ficarem cozidas. Tome cuidado de não deixar queimar.
Enquanto isso, faça o preparo do ajat: misture o sal, o açúcar, o vinagre e a água em uma tigela. Corte o pepino e as pimentas em fatias as mais finas possíveis. Espera a hora de servir para jogar e misturar o pepino e a pimenta na mistura de vinagre, porque o vinagre tira um pouco da bela cor verde do pepino.
Quando as batatas estão cozidas, retire do fogo, acrescente o leite de coco, misture. Sirva com o ajat e arroz basmati.