Inspirados pela cozinha tailandesa da Lilian, fizemos este peixe no mesmo molde (olhei bem quando ela fazia!). Fica com um gosto maravilhoso… Aqui usamos panga (que é verdadeiramente um peixe muito bom), mas decidimos não comprar mais (pelo menos não , não tanto por causa dos boates diversos dizendo que o peixe oferece tal ou tal risco a saúde, mas porque é importado do Vietnã, e afinal de contas é melhor comprar peixe local, que não precisou atravessar meio mundo de avião. Escolha qualquer um que lhe apeteça na peixaria mais próxima… Não tenha medo em por bastante pimenta, ficará mais autêntico.
Para 4 pessoas:
- 800g de filés de peixe frescos ou congelados
- 1 cebola grande
- 2 cenouras
- 1/2 pimentão vermelho
- 1 pimentão verde
- 1 batata pequena
- 1 pimenta vermelha
- 4 colheres de sopa de mirin (sakê para cozinha)
- 400ml de leite de coco
- 2 colheres de sopa de óleo de gergelim (outro tipo de óleo serve também)
- 4 colheres de sopa de molho de ostras (disponíveis em muitos supermercados e qualquer loja da liberdade)
- 2 colheres de sopa de sementes de gergelim
- arroz de jasmim (também chamado arroz basmati)
- um pouco de castanha de caju esmagada para decorar
- folhas de manjericão e cebolinha frescas
O preparo não tem muito segredo: Fatie a cebola, as cenouras (em tiras finas, no sentido comprido, não em rodelas, fica mais bonito), os pimentões e a pimenta. Frite com o óleo em uma panela grande. Quando começar a dourar, acrescente a batata não descascada cortada em palitinhos, frite mais alguns minutos mexendo sempre (senão a batata gruda imediatamente). Deglace com o mirin, e acrescente o molho de ostras e o gergelim. Misture bem.
Coloque os filés de peixe por cima dos legumes, e cubra com o leite de coco. Deixe cozinhar sem mexer (senão o peixe desmancha) por uns 10 minutos. Sirva com arroz de jasmim, e decore com a castanha de caju e as folhas frescas. Delícia total!