O queijo pode ser de qualquer tipo, desde que derreta. Queijos de tipo minas e parmesão são portanto excluídos, porque não derretem bem. Os queijos de fondue tradicionais são os gruyère, emmental e fontina, mas queijos mais básicos como queijo mussarela ou até queijo prato também funcionam. Eu costumo pegar metade mussarela (aquela bem comum mesmo, o queijo mais barato do mercado) metade gruyère ou emmental.
O pão pode também ser qualquer um, desde que você possa cortar cubinhos nele. Eu costumo comprar um desses pães italianos compridos. O vinho branco deve ser seco, mas pode ser qualquer um, o mais barato que você encontrar servirá perfeitamente. Não adianta usar um vinho muito bom porque o sabor se dissolve completamente. Para acompanhar, o vinho suíço típico é um vinho branco chamado fendant, mas algum outro branco seco combinará perfeitamente. Tomamos um vinho verde que ficou perfeito!
A receita é simples: Corte o(s) queijo(s) em cubinhos, coloque em uma panela e cubra com vinho branco. Coloque em fogo baixo, e deixe derreter lentamente, sempre mexendo com uma colher. Vai bem rápido, entre 5 e 10 minutos. Quando todo o queijo derreteu, está pronto, leve para a mesa.
Apenas cuide para não deixar a panela muito tempo no fogo, pois o queijo já vai começar a endurecer de novo. Tem que aproveitar o momento melhor para por a fondue na mesa.
Na mesa, coloque 5 ou 6 velinhas em cima de alguma tábua (para proteger a mesa), e coloque por cima uma grelha, por exemplo, como aqui, a grelha do fogão. Coloque a panela em cima.
Cada pessoa espeta um cubinho de pão num garfo, e mergulha no queijo. Na Suíça, fazem questão que quem deixar cair o pão no queijo tenha que fazer um castigo, decidido pelos outros. Depois de alguns copos de vinho branco, esse jogo fica também bem mais legal…
Você pode tranquilamente começar com pouco queijo, e, quando tudo for comido, traga a panela de volta para o fogão, adicione mais queijo e se necessário vinho, derreta e traga na mesa novamente. Pode repetir isso várias vezes, aliás fica cada vez melhor.
Nesse frio, é realmente uma delícia, e, nessa versão "roots", perde aquele caráter de esnobismo que algumas pessoas, aqui no Brasil, gostam de associar à fondue…
Perdimos essa, snif, snif! e nham, nham!
não é bem assim…………..mas da para enganar……..diria, fondue de pobre……..
Achei muito boa sua receita…APROVADA! Quanto a escolhas dos queijos e do vinho realmente fica por nossa conta. Gostei de mais. Esse Blog é ótimo!
EU fiz ontem, err4ei o vinho e sem querer comprei o suave, resultado, o vinho nao misturou com o vinho direito e tive de deixar mais tempo pra ver se melhorava e o queijo juntou e endureceu dnovo, mas msm assim ficou uma DELICIA. Fiz com tirinhas d carne e frango e os quadradinhos de pao. Passamos as carnes no queijo derretido e o pao no caldinho de queijo e vinho, hum… Da proxima vez vou prestar BEM atençao no vinho pra ver se fica melhor, msm assim ficou uma delicia.
Thaty, o fato de não ter misturado direito não tem nada a ver com o vinho.. o vinho só muda mesmo o gosto. Na verdade não fica completamente misturado, mas uma coisa é importante: comer assim que o queijo derrete. De outra maneira o queijo se separa do vinho de forma irremediável e não derrete novamente, mesmo que tu aqueças novamente.