- 300g de bacon bem carnudo
- 4 ou 5 cebolas médias
- 300g – 400g de creme de leite (nata)
- 6 a 8 gemas
- leite q.b.
- sal
- pimenta
- parmesão ralado
- 1 pacote e meio de espaguete (ou outra pasta)
Essa é uma das nossas favoritas, e nossa receita é para 5 ou 6 gulosos.
São duas preparações, um “sofrito” e um creme:
primeiro, frite o bacon picado, (junte um pouco de azeite, se for necessário) até soltar bem a gordura. Acrescente a cebola picada finamente, em meia lua, e vá mexendo de vez em quando até quase caramelizá-la. Tempere com pimenta do reino moída na hora.
À parte, prepare o creme: misture as gemas e o creme de leite, e acrescente leite à vontade, até chegar na espessura que te apraz. Aqui, na nossa confraria, varia conforme o dia: às vezes, preferimos mais espesso, quase sem leite, e outras, com bastante leite pra ter “muito caldo”! Tempere com um pouco de sal e, se quiser, uma pitada de noz moscada.
Cozinhe o macarrão, escorra e misture os dois preparos. Sirva imediatamente. Com um vinhozinho, que ninguém é de ferro! 😉 E cada um acrescenta queijo a gosto no seu prato!
Dica:se o dia estiver frio, vale a pena aquecer os pratos antes, para que o espaguete não esfrie rápido demais, já que o creme estará na temperatura ambiente.
Mariel!!! Fui fazer o carbonara, olha a aventura. Resolvi colocar a noz moscada, mas não tinha no supermercado. uma amiga árabe me disse: para simular a noz moscada, misture pimenta e canela na mesma quantidade. tentei fazer isso, mas acho que errei a mão – ou coloquei demais na mistura. O resultado foi um molho meio adocicado, com sabor de canela. tentei diluir no leite, mas a coisa empapou. agora, sabe que a coisa não ficou ruim? mas vou tentar de novo a original, algo me diz que é muito mais saborosa. beijos, joão
Que legal, João! Adoramos depoimentos. Agora, você vai testar o "nosso" e nós vamos testar o seu! 😀