Este é um pão bem típico da Bélgica, que você encontra em qualquer padaria, mas existem pães similares em muitos outros paises, as receitas são muito idênticas e bem simples:
- 500g de farinha de trigo
- 200g de uvas passas
- um cubinho de fermento biológico fresco ou um sachê de fermento biológico seco
- uma xicara e meia de leite
- duas colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de açucar
- sal
- 1 ovo
Misture a farinha, a manteiga, o açucar e uma pitada de sal. Mexe bem para desmanchar a manteiga. Adicione as uvas passas.
Numa panela, aquece um pouco o leite. Atenção, a temperatura ideal é 36°c, não aquece muito senão o calor vai impedir o fermento de funcionar. Um bom teste é colocar um dedo no leite, deve dar para segurar o dedo dentro. Se esquentou demais, deixe esfriar um pouco.
Desmanche o fermento no leite, e misture bem até derreter totalmente.
Junte aos poucos com a farinha, sovando com as mãos, até formar uma massa bem elástica. É melhor ficar um pouco molha demais do que seca demais, a única desvantagem é que fica mais difícil de trabalhar.
Um truque que os padeiros profissionais fazem é tentar incorporar o máximo possível de ar na massa, abrindo ela e dobrando em dois, emprisonando ar no meio, algumas vezes. Quando bate na massa, você ouve um som oco bem característico.
Deixe a massa descansar por 20 minutos coberta com um pano, depois dê uma nova sovada rápida, e coloque a massa em uma forma de pão (retangular, metálica ou de silicone). Deixe levantar por 1 a 2 horas, dependendo da temperatura ambiente. Mais frio, mais devagar. Quando a massa dobrou de volume, está pronta para assar.
Pincele o topo do pão com gema.
Coloque em forno quente (250°C) por 30 a 35 minutos, ou até que fique bem dourado.
O melhor jeito de comer é bem quentinho, quase saindo do forno, com manteiga. Na Bélgica, você faria um chocolate quente para acompanhar, e comeria após ter passado a tarde no frio e na chuva…
ô, me convida!!