Para estrear a nossa seção de comida coreana, aqui está um clássico bem fácil de fazer, desde que você tenha uma comunidade coreana por perto, para conseguir o kimchi. O kimchi é acelga fermentada, marinada em pimenta. Um processo bastante similar ao sauerkraut. Na Liberdade, em São Paulo, quase todos os mercadinhos tem, de vários tipos, marcas, cores e nível de pimenta. O kimchi mais velho tem mais sabor e arde mais.
O kimchi jjigae é um cozido tradicional, e, como todos os pratos tradicionais, cada um tem a sua receita predileta. Você pode fazer ele com vários tipos de legumes, carne de porco, até frutos do mar. Mas todas devem ter kimchi, tofu, e alguns legumes básicos. É essa versão simples que fizemos aqui. Comida coreano geralmente é MUITO apimentada, o kimchi normalmente já vem um pouco apimentado (depende do kimchi), o resto é com você…
- 1 cebola
- 400g de tofu
- 400g de kimchi
- 1 pimenta vermelha grande, ou algumas malaguetas (a gosto)
- 1 colher de sopa de alho picado
- 1 pimentão verde
- cebolinha fresca
- 3 colheres de sopa de shoyu
- 3 colheres de sopa de mirin (ou outro tipo de vinho doce)
- 1 colher de sopa de óleo (oliva, girassol, como prefere)
O preparo não é complicado: Frite a cebola fatiada, o alho, o pimentão fatiado, e os outros legumes que quiser adicionar (abobrinha, vagem, cenoura, cogumelo, etc.) no óleo, mirin e shoyu, mexendo com frequência, até os legumes começar a ficar transparentes, mas deixe eles crocantes ainda.
Adicione o kimchi, a pimenta, misture, e adicione água até cobrir os legumes. Deixe cozinhar em fogo médio por 10 a 15 minutos. Corte o tofu em cubos de mais ou menos 2cm de lado, e adicione. Cozinhe por mais 5 minutos sem mexer para não desmanchar o tofu. No fim, coloque cebolinha por cima.
Sirva com arroz para sushi, vai bem também com arroz integral.