Esta receita é uma fusão de esta receita de diwani handi que descobri outro dia, e aquelas cenouras coloridas que agora vendem no Pão de Açucar. Essas cenouras tem bastante diferença de gosto e textura. É melhor fazer uma receita bem simples com elas da primeira vez (tipo fervidas com pouca água e fritas na manteiga depois), mas ficam interessantes em tudo.
Adicionei mais alguns legumes compatíveis, como batatas e pimentão verde. Mas pode variar bastante o tipo de legumes, ou até usar carne, acho. O molho de castanha e especiarias fica incrível.
(a foto acima foi descaradamente chupada desta receita, que alias, fica bem legal também).
Para 3 a 4 pessoas:
- 4 cenouras grandes
- 150g de castanha de caju (pode ser daquela moída já, que vai em cima do sorvete, já que vamos moer mesmo…)
- 2 tomates
- 1 batata grande
- 2 pimentões verdes
- 2 cebolas
- 1 colher de sopa de canela
- 2 colheres de sopa de pimenta do reino em pó
- 1 colher de sopa de coentro em pó
- 1 colher de sopa de gengibre em pó
- 1 colher de sopa de cardamomo em pó
- 1 colher de sopa de cúrcuma
- 1/2 xícara de iogurte
- 3 colheres de sopa de manteiga
Comece por cortar as cenouras, batata e pimentões em rodelas grossas. Coloque tudo para cozinhar no vapor (ou na água fervente se você não tiver a cesta necessária). Coloque também o caju de molho em água quente.
Enquanto isso, numa frigideira ou num wok (melhor fazer em algo grande), derreta a manteiga, e frite a cebola picada, até dourar. Adicione todos os temperos, e os tomates picados. Deixe fritar mais um tempo , mexendo bem, até os tomates desmanchar.
Bata as castanhas de caju no liquidificador, junto com a água, usando mais ou menos duas vezes o volume de castanhas de caju em água. Uma vez batido, deve ficar com a consistência de um creme, ou como um sorvete derretido.
Acrescente esse creme no wok. Continue misturando e cozinhando por alguns minutos.
Quando os legumes estiverem cozidos (basta espetar com uma faca para saber), o que deve demorar em torno de 20, 25 minutos, jogue eles no molho, e acrescente o iogurte. Deixe cozinhar por mais alguns minutos, sem mexer muito para deixar os legumes inteiros.
Sirva com arroz basmati.